11º Encontro de Violas d'arco Braga 2022
20 (+ 1) anos de Encontros de Violas d'arco
Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
Complexo Desportivo da Universidade do Minho
11 e 12 de Junho de 2022
ENCONTRO DE VIOLAS BRAGA'22
Depois de todas as dificuldades impostas pelo período da pandemia, conseguimos finalmente realizar um novo Encontro de Violas! O 11º Encontro de Violas da APVdA decorreu em Braga a 11 e 12 de Junho de 2022. Tendo em conta que foi em Braga no ano de 2001 que se realizou o Primeiro Encontro de Violas, durante o 10º Encontro de Violas em 2019, os violetistas de Braga assumiram nessa altura o desejo de centralizar na sua cidade a comemoração dos 20 anos de Encontros de Violas. Parte desta efeméride foi assinalada com um concerto realizado a 1 de Dezembro de 2021, contudo a conjuntura pandémica impediu-nos de alargar as comemorações ao formato habitual que mobiliza a participação de centenas de violetistas de todas as idades provenientes de todo o país.
Mas, com a ajuda de todos, conseguimos organizar um Encontro presencial que teve como instituição de acolhimento a Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Contando com a colaboração fundamental e o empenho de muitos professores de Viola d’arco de várias escolas bem como de outros apaixonados pelo instrumento, coordenados pela Direcção da APVdA e pelos violetistas docentes do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, foram dinamizadas diversas actividades.
O dia 11 começou com um Workshop orientado pelos professores Joana Araújo e Bruno Sousa dirigido aos alunos dos 1º ao 3º ciclos. E que interessante foi ver os participantes a pegarem na Viola e a serem criativos. E porque, enquanto músicos, devemos estar sempre atentos à nossa saúde, a Dra. Ana Zão fez uma palestra sobre inúmeras questões muito pertinentes tanto para os docentes como para os alunos. No final da tarde pudemos assistir a um concerto pela Orquestra Sinfónica do Conservatório com a participação especial da violinista Ana Teresa Alves que nos ofereceu uma interpretação da Romance em Fá M op. 85 de Max Bruch. Que belo momento para terminar este dia!
O dia 12 começou muito cedo para grande parte dos violetistas que se deslocou a Braga e com temperaturas elevadas! Com 264 inscritos, a organização foi fundamental. Vários colegas disponibilizaram-se para ajudar os participantes a receberem as suas credenciais e na recolha de alimentos no âmbito da iniciativa Viola Solidária que reverteu a favor do Banco Alimentar de Braga. Obrigada a todos quantos puderam contribuir!
Após a realização do check-in, o Ensemble da APVdA fez a apresentação do Praeludium de Shostakovich no Auditório Adelina Caravana. Logo de seguida o luthier Rui Costa falou-nos um pouco sobre os cuidados básicos que devemos ter com os nossos instrumentos. No final deste momento, os violetistas foram encaminhados para os vários espaços dos ensaios de naipe e os seus acompanhantes puderam assistir a uma mesa redonda com os moderadores Ana Teresa Alves, Emídio Ribeiro e Rute Azevedo sobre o tema O meu filho quer ser violetista. E agora?!?! onde foram partilhados testemunhos e dúvidas, desmistificando ideias preconcebidas sobre este assunto.
No final da manhã os espaços exteriores do Conservatório encheram-se de famílias a fazerem pequenos piqueniques sob todas as sombras existentes, fomentando o reencontro entre participantes e a emergência de novas amizades.
Ao início da tarde, provocamos alguns engarrafamentos na cidade com a deslocação para o Complexo Desportivo da Universidade do Minho. Enquanto os pais procuravam, mais uma vez, espaços com sombras, os violetistas ensaiavam sob a direcção do Maestro Paulo Matos. Após esta preparação, o complexo encheu-se de entusiasmo para o concerto da (Maior) Orquestra de Violas (do Mundo e arredores!). E que bonito foi sentir que o espírito que norteia estes Encontros desde a sua 1ª edição continua bem presente, mesmo naqueles que participam pela primeira vez!
O próximo desafio será já em 2024!
Pela APVdA,
Emília Alves
17 de junho de 2022
Plano de atividades de 11 de Junho de 2022
Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
https://goo.gl/maps/GdA8mTxSy7VhxYPp9
Workshop, Palestra e Concerto.
14h30 - Auditório Adelina Caravana - Workshop com os professores Joana Araújo e Bruno Sousa: "Pega na Viola e vamos ser criativos"
Aberto a alunos do 1º ao 3º ciclos. Sujeito a um limite máximo de 30 participantes. (os participantes devem levar o seu instrumento)
16h30 - Pequeno Auditório - Palestra com a Dra. Ana Zão: "A Saúde e o impacto na performance nos músicos de cordas".
Aberto a alunos a partir do 3º ciclo e professores. Sujeito a um limite máximo de 95 inscrições.
19h30 - Auditório Adelina Caravana - Concerto pela Orquestra do Conservatório com a participação da solista Ana Teresa Alves. Sujeito à lotação de 295 lugares.
Plano de atividades de 12 de Junho de 2022
Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (de manhã)
https://goo.gl/maps/GdA8mTxSy7VhxYPp9
Complexo Desportivo da Universidade do Minho (de tarde)
https://goo.gl/maps/zPSr4WgqP6aPrut7
09h00 – Abertura das portas do recinto do Conservatório.
09h20 – Todos os violetistas deverão levantar no Átrio do Conservatório o seu Cartão de Identificação e o seu Certificado de Presença. Nas mesas procure o cartaz com o nome do seu professor.
Todos os presentes devem dirigir-se ao Auditório Adelina Caravana e ocupar um lugar na plateia (lugares limitados à lotação do Auditório).
Abertura das exposições:
Rui Costa - exposição de instrumentos.
Sons do Clássico - exposição de material musical.
Viola Solidária
Enquanto artistas empenhados na mudança da sociedade, acreditamos que com pequenos gestos é possível tornar o mundo num sítio melhor para todos. Com a iniciativa Viola Solidária a APVdA pretende desafiar todos os participantes no Encontro de Violas a colaborarem na angariação de alimentos (não perecíveis) para serem doados ao Banco Alimentar de Braga. Deste modo, sugerimos que cada participante escolha um dos alimentos da lista e à sua chegada o deposite no espaço próprio no átrio do Conservatório.
Alimentos a angariar: Açúcar, Arroz, Azeite, Enlatados, Leguminosas secas, Massas, Óleo.
10h00 – Abertura do Encontro de Violas - Concerto pelo Ensemble de Violas da APVdA
Dimitri Shostakovich, arr. E. Stuen-Walker - Praeludium
De seguida, o luthier Rui Costa vai dar-nos alguns conselhos preciosos sobre os cuidados que devemos ter com o nosso instrumento.
10h30 – Todos os violetistas deverão descer ao palco para serem orientados pelo violetista responsável por cada naipe.
Será divulgada mais informação no final do concerto das 10h00. Serão apresentados os violetistas responsáveis por cada naipe e os participantes serão organizados no recinto do Auditório e conduzidos para a sala que lhes está destinada. De modo a facilitar a movimentação dos participantes, os encarregados de educação não poderão acompanhar os violetistas durante os ensaios.
O ensaio terminará pelas 12h30, pelo que recomendamos que os acompanhantes dos violetistas mais jovens estejam disponíveis para os receber.
Distribuição dos naipes e respectivos violetistas responsáveis:
VIOLA 1 (Sala M14) – Bruno Sousa, Filipa Bandeira, Leonel Andrade, Mariana Vieira,Vânia Oliveira
VIOLA 2 (Sala M13) – Eugénia Lima, Joana Fonseca
VIOLA 3 (Sala FG1) – João Tiago Dinis, Ana Luísa Miranda
VIOLA 4 (Sala de Orquestra M24) – Joana Mafalda Araújo, Ângela Teles, Carina Rocha, Eva Brandão, Eva Neiva, Helena Leão
VIOLA 5 (Auditório Adelina Caravana) – Mariana Morais, Carla Marques, Carlos Martinho, Catarina Gonçalves, Rafael Cutiño, Rita Barreto, Sara Rodriguez
11h00 – Mesa Redonda – (Auditório Exterior) – "O meu filho quer ser violetista. E agora?!?!" (para os EE e acompanhantes). Oradores Rute Azevedo, Hazel Veitch, Emídio Ribeiro e Ana Teresa Alves.
12h30 – Almoço – será livre. Incentivamos que leve o seu almoço de casa. Os participantes poderão comer a sua refeição no corredor de entrada e jardins anexos. Apenas terá direito a Box de Almoço quem tiver reservado a mesma no acto de inscrição. O número de refeições virá indicado no cartão de identificação junto ao nome do participante.
Atenção: a partir das 13h45, no Complexo Desportivo da Universidade do Minho. Teremos de abandonar as instalações do Conservatório até às 13h30.
https://goo.gl/maps/zPSr4WgqP6aPrut76
Exite estacionamento gratuito disponível para veículos ligeiros, sendo a entrada feita pelo portão principal da Universidade - https://goo.gl/maps/mo6VcdYuWshNExne9
14h00 - Ensaio geral (Na Nave 1) sob a direcção do maestro Paulo Matos com todos os violetistas participantes no Encontro.
Todos os violetistas deverão ser pontuais para o Ensaio Geral no Pavilhão Desportivo, liderado pelo maestro Paulo Matos. A circulação neste espaço obedece a regras especiais de calçado - só será possível utilizar sapatilhas, ténis ou meias. Outro tipo de calçado não será permitido, pelo que pedimos a vossa atenção para este aspecto!
15h30 ± – Fim do ensaio geral. Recomendamos que os acompanhantes dos violetistas mais jovens estejam disponíveis para os receber.
16h00 – Preparação e afinação para o concerto.
16h30 – Apresentação da Orquestra de Violas 2022. (Nave 1)
-
Concerto
-
Agradecimentos
A entrada será livre até à lotação da sala/bancadas, havendo 900 lugares disponíveis.
O programa do Concerto de violas será o seguinte:
Dírio Alves, Arr. Jean-Loup Lecomte - Dança das Violas
Arr. Miguel Carneiro – Herança I
Ludwig van Beethoven, Arr. Bruno Sousa – Hino da Alegria
Samuel E. Wright, Arr. Marisa Moreira e Rita Barreto – Under the sea
Jean-Loup Lecomte – Bratschy Mambo
17h15 – Fim previsto das atividades. Encerramento do 11º Encontro de Violas d’arco Braga 2022.
IMPORTANTE: Em caso de necessidade, terá oportunidade durante o dia de regularizar o pagamento da Inscrição no Encontro de Violas. Procure por favor a violetista Susana Cordeiro que é a Tesoureira da Direcção da APVDA.
Em caso de dúvida ou problemas não hesite em contactar-nos via email - a.p.violadarco@gmail.com
Até domingo às 09h20 e bom trabalho (com as partituras coladas, e não se esqueça da sua estante!)
Pela APVdA
Bruno Sousa, coordenação do projecto no CMCGB e
Luís Norberto, secretário da Direcção da APVdA
Lista de instituições com violetistas inscritos:
AAC - Academia de Artes de Chaves
ACML - Associação de Cultura Musical de Lousada
AMCC - Academia de Música de Costa Cabral
AMCP - Academia de Música de Castelo de Paiva
AME - Academia de Música de Espinho
AMF - Associação Musical de Freamunde
AMFF - Academia de Música Fernandes Fão
AMOA - Academia de Música de Oliveira de Azeméis
AMSJM - Academia da Música de S. João da Madeira
AMV - Academia de Música Viatodos
AMVC - Academia de Música de Viana do Castelo
AMVP - Academia de Música de Vilar do Paraíso
AQA - Accompagnato Quarteto Academia
ARTAVE - Escola Profissional e Artística do Vale do Ave
ARTEAM - Escola Profissional Artística do Alto Minho
ArtEduca - Conservatório de Música de V. N. Famalicão
CCM - Centro de Cultura Musical
CCP - Conservatório Choral Phydellius
CMB - Conservatório de Música de Barcelos
CMB - Conservatório de Música Bomfim
CMC - Conservatório de Música de Coimbra
CMG - Conservatório de Música de Guimarães
CMP - Conservatório de Música do Porto
Crescendo
CVS - Conservatório do Vale do Sousa
Didalvi
EACMCGA - Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro
EACMCGB - Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga
EME - Escola de Música de Esposende
EBGS - EB 2,3 Gonçalo Sampaio
EBJFS - EB 2,3 Jovim e Foz de Sousa
EBRT - EB 1 de Rio Tinto
EBSPC - EB 2,3 São Pedro da Cova
EBSDMF - Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes
EMGS - Escola de Música Guilhermina Suggia
EMJ - Escola de Música da Jobra
EMOS - Escola de Música Óscar da Silva
EMP - Escola de Música de Perosinho
EMPV - Escola de Música da Póvoa de Varzim
EPP - Escola Primária de Panóias
ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo
FCA - Fundação Castro Alves
HEMU - Haute École de Musique Vaud
OFB - Orquestra Filarmonia das Beiras
OG - Orquestra Gulbenkian
OMD - Orquestra Músicos D'ouro
ON - Orquestra do Norte
OSPCdM - Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Pallco
SMG - Sociedade Musical de Guimarães
UA - Universidade de Aveiro
UM - Universidade do Minho