TeresaCorreia

Teresa Correia

Secretária do Conselho Fiscal da APVdA

Natural de Vila Nova Famalicão, Teresa Correia iniciou os seus estudos musicais com o Padre José Sousa Marques. Entre 1995 e 2001 estudou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave, nas classes dos professores David Lloyd e Jorge Alves. Em 2001 ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto na classe do professor Ryszard Woycicki, terminando a Licenciatura com a classificação máxima.

Foi membro de várias orquestras tais como: a Orquestra Sinfónica do Porto, a Orquestra da Póvoa de Varzim ou a Orquestra Clássica do Sul, entre outras.

Frequentou masterclasses com Barbara Friedhof, Igor Souliga, Ana Bela Chaves, Trevor Mactait, Aida-Carmen Soanea e Tatjana Masurenko.

Em 2004 integrou a European Union Youth Orchestra, realizando inúmeros concertos nas principais salas de Itália, Alemanha, Dinamarca, Lituânia, Letónia, Estónia, Eslovénia, Finlândia e Bélgica sob a direção dos maestros Paavo Jarvi, Yan Pascal Tortelier e Vladimir Ashkenazy e com os solistas Vadim Repin e Vladimir Ashkenazy.

É também detentora de vários prémios, destacando-se o primeiro prémio em viola d´arco nível médio no concurso Prémio Jovens Músicos, o segundo prémio em viola d´arco nível superior e o primeiro prémio na categoria de Música de Câmara nível superior com o Quarteto de Cordas Freitas-Branco (do qual é membro fundador), no mesmo concurso. Destaca-se ainda o Prémio Helena Sá e Costa, a medalha de mérito de melhor aluna da Licenciatura do Instituto Politécnico do Porto em 2006, o prémio Rotary Club do Porto e o Prémio Engenheiro António de Almeida.

Tocou a solo com a Orquestra Gulbenkian, com a Orquestra Sinfonieta e a Orquestra Artave.

Tem sido convidada a orientar masterclasses de viola d´arco e de música de câmara em algumas das principais escolas de música do país.

É Mestre em Ciências da Educação – Música, pela Universidade Católica do Porto e leciona, atualmente, na Universidade do Minho em Braga e na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – Artave.