Cristóvão Luiz

CRISTÓVÃO LUIZ

Piano

Natural de Lisboa, completou os estudos de violino com Klára Erdei e piano com António Ferreira e António Toscano (Fundação Musical dos Amigos das Crianças).

Licenciado em piano na classe de Sofia Lourenço e Luísa Tender (ESMAE/IPP, 2004), foi aluno de Markus Groh na Hochschule für Musik und Theater Hannover (Alemanha) ao abrigo do Programa Erasmus.

Participou em masterclasses de piano com Sequeira Costa, Tania Achot, Fernando Puchol e Markus Tomas.

Ganhou o Prémio Helena Sá e Costa (ESMAE, 2005) interpretando o Concerto nº 1 de P. I. Tchaikovsky com a Orquestra Sinfonietta ESMAE sob a direcção de Cesário Costa.

É docente no Conservatório de Música do Porto desde 2005.

Recitais a solo e de música de câmara em colaboração com, entre outros, Thiérry Barbé, David Heyes, Sandrina Carrasqueira, Vítor Faria, Iva Barbosa, Quarteto Vintage de Clarinetes, Ana Maria Pinto e Rui dos Santos, em salas como o Palácio Foz, a Casa da Música, o Teatro de Vila Real, o Teatro Diogo Bernardes, o Museu Calouste Gulbenkian, o Museu Romântico do Porto, a Juventude Musical Portuguesa e a Fundação Engº António de Almeida.

Projectos ecléticos mais relevantes: Inezeléctrica (Teatro Nacional São João, 2003), pianista-correpetidor e maestro do Coro do Círculo Portuense de Ópera (Coliseu do Porto, Castelo Vigoleno-Itália, 2001-2004), realização em cravo dos recitativos d’As Bodas de Figaro de W. A. Mozart (Teatro Helena Sá e Costa, 2006), A Serrana de A. Keil/V. Faria (Teatro Sá de Miranda, 2010).

Foi músico convidado da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música em 2009 e 2013.

É actualmente doutorando em Estudos Musicais na Escola das Artes/UCP, orientado por Sofia Lourenço e Paulo Ferreira-Lopes.

One thought on “CRISTÓVÃO LUIZ”

Comments are closed.